SEJA SÓCIO-TORCEDOR

Operário entra em campo sem o escudo para celebrar o Outubro Rosa

17/10/2015 - 20:45

A ação, iniciativa do Governo do Estado, é para celebrar o Outubro Rosa e homenagear as vítimas do câncer de mama

Os times paranaenses que jogam neste final de semana entram em campo para jogar sem o seu maior símbolo, o escudo, homenageando as vítimas do câncer de mama. A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa, campanha mundial de alerta sobre a doença que mata mais de 14 mil mulheres anualmente. O convite partiu da Secretaria de Estado da Saúde e os primeiros clubes a participar são o Paraná Clube, Operário e Atlético Paranaense.

A ação, chamada “Escudos pela Vida”, consiste em retirar o maior marco dos torcedores e do próprio time para homenagear as mulheres que perderam um símbolo de sua feminilidade para o câncer de mama e, ao mesmo tempo, alertar toda a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença através de exames preventivos. Camisas oficiais foram produzidas sem o escudo para que os times entrem em campo e joguem uma partida oficial, mostrando solidariedade e a importância da conscientização.

Ao mesmo tempo, os torcedores paranaenses receberão, além de material informativo, um adesivo para fazer o mesmo gesto dos jogadores e mostrar que também apoiam a ação. “Toda ação que estimula as pessoas a refletir sobre o cuidado com a saúde é muito bem-vinda. A proposta de levar o assunto ao campo de futebol, um ambiente eminentemente masculino, colabora para essa reflexão e, por isso, apoiamos a ideia”, destaca o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Segundo dados de 2014 do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, porém, se detectado na fase inicial as chances de cura são de mais de 90%. Estudos também apontam o Paraná como um dos estados com o maior índice de casos. No ano passado, foram 885 mortes em decorrência do câncer de mama e o Instituto estima mais de três mil novos casos no Estado em 2015.

Voltar para as notícias